Driver license e a California ID

Atualizado em 10 de julho 2011

O órgão público nos Estados Unidos equivalente ao nosso Detran é o Departament of Motor Vehicles (DMV). Além do registro de veículos e emissão da carteira de motorista (driver license), o DMV também é responsável por emitir a Identidade (identification card). Para o estado da Califórnia, “a driver license (DL) ou o identification card (ID) é o documento prioritário de identificação”.

A carteira de motorista tem a mesma função da identidade

Vale lembrar que cada estado norte-americano possui leis próprias. Se você é um novo residente em terras californianas, procure se informar sobre as leis de trânsito do estado, a fim de evitar multas desnecessárias. Embora os documentos tenham validade nacional, você tem um prazo de 10 dias para solicitar sua nova DL ou ID, caso mude sua residência para a Califórnia.

Embora a driver license e a ID sejam parecidas, esta não permite a condução de veículos

O processo de emissão desses documentos é bem parecido com o brasileiro. Para começar, verifique se a sua situação legal no país permite dar entrada na solicitação. Além disso, você também deverá ter em mãos o Social Security Number, preencher o formulário DL 44 e pagar uma taxa que varia de acordo com a classe solicitada. Em alguns casos específicos, o SSN não é necessário. Entre em contato com o DMV para esclarecimentos através do 1-800-777-0133 ou acesse o link http://dmv.ca.gov/contacts/contacts.htm

O Driver Handbook é distribuído gratuitamente à população e também está disponível on-line

Depois do processo mais burocrático, é hora da prova teórica e prática. O estado da Califórnia disponibiliza impresso e online o Driver Handbook, que contém todas as informações e leis acerca do trânsito do estado. A prova teórica também está disponível em línguas diferentes do inglês, inclusive em português. No website do DMV, você pode fazer uma simulação do teste.

Nos Estados Unidos, a driver license tem a mesma importância do identification card. Portanto, não há necessidade de solicitar as duas documentações. Quem não está apto a dirigir é que geralmente solicita o ID Card.  


Dica

  • Para evitar longas filas e o tempo de espera, o DMV disponibiliza marcação de horário que pode ser feita tanto através do site como do número 1-800-777-0133. Para localizar o escritório mais próximo a você em Los Angeles, acesse o link: http://apps.dmv.ca.gov/fo/regions/la.htm.

Deixe um comentário