Um pouco de história

Foto aérea de LA, tirada de um balão em 1887. No centro, está o Los Angeles river cruzando a cidade

Desde El Pueblo de Nuestra Señora de Porciúncula até se tornar Los Angeles County, a região passou muito anos esquecida pelos colonizadores espanhóis e sofreu alguns conflitos que foram definitivos para a formação da cultura e da população angelina.

A expedição espanhola comandada pelo português João Rodrigues Cabrilho chega pela primeira vez a terras californianas em 1542. Só 200 anos depois, em 1769, é que se iniciou a ocupação da área quando Gaspar de Portolá e o missionário Juan Crespi partiram de San Diego para Monterey Bay, chegando a Vila de Yang-na, onde atualmente fica downtown LA. Dois anos depois, os espanhóis fundaram Missión San Gabriel Arcángel, um pequeno centro religioso que logo se destacou pela sua atividade agropecuária, religiosa e cultural, se

Estátua de Felipe de Neve que governou a Califórnia nos anos de 1775 a 1782

tornando, entre os oito assentamentos do estado, o mais importante. O então governador da Califórnia, Felipe de Neve, enviou soldados ao México a fim de trazer pessoas interessadas em se mudar para a nova cidade que foi construída mais para o interior do continente, próximo ao rio Porciúncula, para se proteger de ataques de invasores.

De um simples centro religioso fundado por europeus, o lugar ganhou status de povoado no dia 4 de setembro de 1781. El Pueblo de Nuestra Señora de Los Angeles de Porciúncula, homenagem a Nossa Senhora dos Anjos da Itália, foi fundado por um grupo de afro-americanos, nativos e outros grupos étnico-raciais que viviam na região. As famílias recebiam do governo espanhol isenção de taxas, terras e instrumentos para o cultivo e construção das casas. Também foram criadas as instituições típicas da sociedade espanhola da época como as missões, os presídios e as divisões entre clero, exército e cidadãos comuns.

Como uma forma de manter a harmonia com os nativos, os soldados e aventureiros eram casados com mulheres indígenas e tinham filhos de casamentos mistos. Sendo assim, o império colonial era quem definia a conversão religiosa dos índios, a pacificação daqueles hostis à colonização, a formação, o treinamento e o controle da força de trabalho e a defesa da Nova Espanha contra os outros invasores europeus. Em 1800, já havia mais de 300 habitantes ocupando a cidade que passou a ter um maior desenvolvimento de atividades pecuárias. Nessa época de colonização, San Jose de Guadalupe se tornou o primeiro município da Califórnia.

Com a independência da Espanha em 1821 e o começo da Era Mexicana, os assentamentos californianos incluindo Monterrey, Santa Barbara e Los Angeles tiveram um crescimento econômico e demográfico. Durante esse tempo, a região recebeu muitos estrangeiros vindos da Europa e do próprio Estados Unidos, que seriam os responsáveis pela conquista do território anos depois.

Território cedido pelo México aos EUA, em 1848, de acordo com o Tratado de Guadalupe Hidalgo

O primeiro atentado dos americanos para a tomada da terra angelina aconteceu em 1846, liderado pelo comodoro Robert F. Stockton, dando início à conhecida Batalha de Los Angeles. Derrotados nessa tentativa pela resistência mexicana, eles não desistiram até que em 02 de fevereiro de 1848 foi assinado o Tratado de Guadalupe Hidalgo. No documento, eram cedidos aos Estados Unidos os territórios dos estados de Utah, Nevada e Califórnia e parte dos estados do Colorado, Arizona, Wyoming, e Novo México, que tiveram a parte restante cedida mais tarde pelos mexicanos com a Compra Gadsden. Em troca, os Estados Unidos pagariam 15 milhões de dólares a eles e assumiriam mais 3.5 milhões de dólares de dívidas mexicanas aos americanos.


Deixe um comentário