Cuide-se

Atualizado em 10 de julho 2011

Antes de decidir por alguma clínica ou hospital faça uma pesquisa básica na internet

O serviço de saúde é um dos assuntos mais polêmicos dos Estados Unidos. O país não dispõe de um sistema público que atenda de forma universal e gratuita à população, como ocorre com o SUS, no Brasil. Os planos de saúde privados têm regras que variam e ainda assim alguns dos serviços não são cobertos por esses planos. Na maioria dos casos, o paciente paga pelas despesas para depois ser ressarcido. Sendo assim, boa parte da população americana não vê vantagem em ter um plano de saúde. Os poucos que ainda possuem têm uma renda mensal alta ou são beneficiados pelas empresas em que trabalham. Mesmo com essa dificuldade, é possível achar clínicas e hospitais em Los Angeles que cobram um preço relativamente acessível e oferecem um bom serviço médico.

Se você está disposto a pagar por uma consulta particular, basta pesquisar no Google a especialidade de que precisa na região em que você está. Também vale a pena ler os reviews (comentários) sobre o médico ou clínica onde pensa em se consultar. Os valores das consultas particulares têm um preço médio de US$ 80, mas esse valor pode não garantir certos exames realizados durante a visita. Por isso, é importante entrar em contato com o consultório antes para ter certeza sobre quais serviços estão inclusos.

Mesmo assim, caso você prefira pagar um preço mais barato por uma consulta médica, há clínicas e hospitais em Los Angeles que mesmo tendo como foco pessoas carentes também atendem aos demais residentes do condado. Além disso, o governo americano e os governos estaduais oferecem programas de seguro saúde, sobretudo para os idosos, deficientes e famílias de baixa renda, a exemplo do Medi-Cal e o Medicare.

Leia também:

Clínicas comunitárias e gratuitas
Medi-Cal e Medicare

Dicas

  • Não se dirija diretamente ao hospital ou clínica. É melhor ligar para saber como o estabelecimento funciona, o valor da consulta e, então, marcar um appointment (consulta). Geralmente, os serviços têm um procedimento padrão para novos pacientes em que você terá que preencher um formulário com todos os seus dados pessoais e de saúde, além de realizar o pagamento da consulta no mesmo dia. Por isso, é bom levar seus documentos, um comprovante de residência e de renda, inclusive dos integrantes de sua família.
  • Antes de decidir que hospital ou clínica procurar, faça pesquisa na internet e olhe os reviews (comentários) de pessoas que já usaram o serviço. Algumas clínicas e hospitais têm um atendimento parecido com o dos hospitais públicos brasileiros, o que pode ser frustrante para quem espera um atendimento cinco-estrelas. No geral, o ambiente é simples. No entanto, a qualificação dos profissionais é garantida.
  • Não espere uma situação de urgência para se informar sobre os serviços de saúde. De antemão, procure saber que hospitais têm o melhor custo-benefício, levando-se em conta não só o preço, mas também o atendimento. Pagar um pouco mais por uma atenção diferenciada pode ser menos estressante.
  • Lembre-se de guardar TODOS os recibos de pagamento em hospitais e clínicas. É muito comum pessoas reclamarem que receberam cobranças de contas já pagas. Caso você tenha preenchido o formulário no hospital ou clínica, mas não chegou a ser atendido por um médico, comunique à recepcionista a sua desistência e peça um comprovante de que você não recebeu os serviços, senão você pode acabar pagando um valor muito alto mesmo sem ter sido atendido, já que o formulário pode ser considerado uma prova da consulta.

Deixe um comentário