Earthquakes (terremotos)

Atualizado em 10 de julho 2011

Um dos mais temidos fenômenos naturais em Los Angeles, os terremos já foram

Um das consequências do terremoto em Northridge

protagonistas de desastres que ficaram para história do país. O estado da Califórnia está localizado na falha de San Andreas que marca o limite entre as placas do Pacífico e a Norte-Americana. O último grande tremor ocorrido em LA foi em 1994, na comunidade de Northridge, e gerou um prejuízo estimado em cerca de US$ 20 bilhões.

Com o objetivo de entender e pesquisar sobre esse e outros fenômenos naturais é que os Estados Unidos criaram o U.S Geological Survey (Serviço Geológico dos Estados Unidos). Mas com o USGS e toda a tecnologia investida, os earthquakes (terremotos) ainda são fenômenos imprevisíveis.

Mesmo assim, os estudiosos acreditam que haverá um grande terremoto de magnitude 7.8 causado pela falha de San Andreas, que abrange também o sudoeste da Califórnia, onde estão localizadas as cidades de Los Angeles e San Diego. Esse earthquake resultaria em 1.800 mortes, 53 mil feridos e um prejuízo de US$ 213 bilhões. Veja o vídeo abaixo produzido pelo USGS que simula como seria esse desastre e as suas consequências. Como os terremotos são impossíveis de prever, só nos resta ficar preparados para lidar com as situações de emergência que eles podem causar.

Para informações mais específicas sobre os terremotos, o USGS tem uma página que aborda o tema, indicando as atitudes a serem tomadas no caso de abalo.   

Prepare-se

Tão importante como se proteger durante o terremoto é estar preparado para depois dele. Muitos serviços básicos são cortados e o fornecimento de comida e água se tornam escassos. O terremoto pode acontecer quando você estiver em casa, no ambiente de trabalho ou no seu carro. Então, sempre tenha os kits de emergência próximos a você.

O que fazer hoje:

  • Tenha certeza de que os móveis e objetos estão seguros a ponto de não cair em caso de tremor. Estantes, computadores, quadros e televisões podem causar sérios ferimentos.
  • Coloque todos os iten do kit em uma mochila fácil de você trazer consigo

    Deixe seu kit de emergência pronto em um lugar acessível a você, como perto da sua cama ou da mesa em que usaria para se proteger. Você não sabe quando um terremoto acontecerá.

     

  • O kit emergência precisa conter:

    – alimentos – de preferência enlatada ou não perecível. Não esqueça de incluir um abridor de latas mecânico e a ração dos animais. O abastecimento de comida precisa ser o suficiente para duas semanas.


    – água – dependendo da magnitude do terremoto, o abastecimento de água é cortado. Por isso, tenha garrafas e garrafões de água o suficiente para o consumo durante duas semanas (um galão por pessoa por dia). Também tenha cloro ou pastilhas de purificação já que em situações de emergência pode haver contaminação da água. apito, lanterna, pilhas e bateriasrádio à pilhacaso os serviços de comunicação não funcionem, os rádios à pilha podem mantê-lo informado do que está acontecendo na cidade e quais as orientações do governo.– bolsa de primeiros socorros contendo gases, medicações específicas de algum membro da família, curativos…

    Os enlatados são a melhor opção para armazenar comida

    – sacos resistentes para lixoem situações de desastres naturais, pode haver a suspensão do serviço de coleta de lixo ou saneamento básico e algumas medidas simples podem ajudar a prevenir doenças contraídas pelo contato com a água de esgoto ou do lixo acumulado.

    – luvas e botas de borracha

    – dinheiro –
    coloque no kit moedas, de preferência quarters (25 centavos), caso possa usar o telefone público. Também tenha uma quantia de dinheiro razoável para pelo menos 15 dias, pode ser útil na compra de mantimentos, já que os caixas eletrônicos e as transações com cartões de crédito podem não estar funcionando.

    – contato – tenha o número de um parente ou amigo que more no país e a quem possa dar notícias, pois a internet muito dificilmente estará funcionando.

    – lençóis, algumas peças de roupas, toalhas e produtos de higiene pessoal.

O que fazer durante o terremoto:

  • Assim que sentir sinal de tremor, jogue-se no chão e procure um móvel que seja

    Em caso de tremor, se abrigue embaixo de uma mesa e fique preparado para mover junto com ela

    resistente e ofereça proteção aos objetos que possam cair, como as mesas, e fique preparado para se mover junto com o móvel. De preferência, fique longe de estruturas elétricas e de gás.

  • Se você estiver em um edifício, não saia! Essa é a principal causa de mortes, devido à queda de vidros e de outros objetos e estruturas dos edifícios. Espere o terremoto acabar e se proteja dos objetos de dentro do edifício em que você está.
  • Se você está no carro, pare o veículo e permaneça dentro dele.

O que fazer depois:

  • Assim que o terremoto passar, procure por machucados e preste os primeiros

    No Japão, após o último grande terremoto, em 2011, pessoas fazem fila para comprar alimentos.

    socorros, se necessário.

  • Se a sua casa estiver abalada, entre em contato com o seguro.
  • No mais, ligue o rádio e fique atento ao que está acontecendo. Os órgãos do governo logo estarão prestando assistência à comunidade.

Aqui foram listadas algumas ações básicas de proteção, mas o conselho é que você leia atentamente todas as orientações dadas pelos USGS. Nos links abaixo, estão disponíveis instruções mais detalhadas de como proceder em caso de terremoto. 

Saiba mais

Sete passos para segurança em EQ
O que fazer antes do EQ
O que fazer durante um EQ
O que fazer depois do EQ
FAQs – Perguntas mais frequentes
Mais dicas de como se preparar

Deixe um comentário