Incêndios

Atualizado em 10 de julho 2011

Queimada ocorrida na Califórnia em julho de 2008

Enquanto no inverno a preocupação do californianos são as fortes chuvas e as enchentes, no verão e nos dias mais secos são os incêndios florestais, os wildfires. Geralmente, eles ocorrem em áreas no interior do estado, próximas às florestas de pinheiros e de vida selvagem. Alguns deles se alastram e duram até semanas para serem controlados. Outra preocupação são os efeitos causados pelas queimadas que são sofridos pela população. Em alguns casos, fumaças e fuligens puderam ser sentidas até mesmo em cidades de outros estados.

O US Forest Service (Serviço Florestal dos Estados Unidos) é a instituição americana que desenvolve ações de contenção e prevenção das queimadas. Junto a ela, também trabalha o Cal Fire, que é o California Departament of Forestry and Fire Protection (Departamento de Proteção Florestal e de Incêndios da Califórnia) e o National Interagency Fire Center (Centro Nacional de Interagências de Incêndio) do governo americano.

Em 2009, montanhas ao norte de Los Angeles sofreram com um incêndio que consumiu milhares de acres da floresta nacional e ameaçou aproximadamente 12.500 casas das áreas suburbanas e rurais. Assim como no caso dos demais desastres naturais, cabe nos prepararmos para quando os incêndios acontecerem.

O material on-line produzido pelo Cal Fire dá dicas de como proteger sua família e tornar a sua casa menos inflamável. Neste vídeo, promovido pela organização sem fins lucrativos Flash (Federal Alliance for Safe Homes), que se dedica a promover a segurança e proteção de pessoas e propriedades dos desastres naturais, você fica sabendo o passo a passo de como proteger sua casa dos wildfires.  


Atenção!

Em 2009, o fogo começou no Angeles National Forest e se alastrou para outras áreas

As mesmas medidas a serem tomadas em situações de terremotos e arkstoms (ver tópico Prepare-se da página Earthquakes do blog) também servem de orientação em caso de wildfire. Só é preciso ficar atento a essas outras dicas a seguir, já que incêndios se alastram rapidamente e são altamente destrutivos.

  • Evacue a área assim que as autoridades aconselharem. Quando há o alerta de evacuação, significa que o risco é iminente e não há tempo para pegar qualquer objeto pessoal. Sua vida e a segurança de sua família são mais importantes.
  • Desligue o botijão de gás.
  • Mantenha o carro preparado, com a chave na ignição e a porta da garagem fechada, mas não trancada. O mesmo vale para as do veículo. Em caso de evacuação, você já está pronto para sair.
  • Remova objetos e móveis inflamáveis do jardim.
  • Envie seus familiares e animais de estimação para algum lugar pré-emergência como casa de parentes e amigos e procure saber sobre abrigos públicos em casos de emergência.
  • Já tenha o kit emergência dentro do carro.
  • Não esqueça de levar os objetos pessoais como óculos, carregador de celulares, documentos e também cartões de créditos.
  • Ao deixar a casa, feche todas as janelas e portas, mas não as deixe trancadas.
  • Deixe também o seu número de contato visível na casa. Alguém talvez precise entrar em contato com você.
  • Desconecte qualquer porta automática como as da garagem.
  • Encha as banheiras e pias, molhe carpetes, toalhas, chão e as paredes da casa. Isso ajuda a resistência em caso de o fogo se aproximar da residência.
  • Vista roupas de mangas longas e calças compridas. Sapatos de sola grossa ou botas. Prefira vestimentas feitas de algodão às de poliéster, que não são muito resistentes ao fogo. Traga também um lenço para proteger seu rosto e molhe toda a vestimenta.
  • E o mais importante, fique atento às informações na internet e no rádio. Talvez você precise evacuar a residência imediatamente. Mas não espere o aviso de evacuação das autoridades. Assim que for aconselhado ou sentir o perigo, não hesite! Saia e leve o kit de emergência.


Deixe um comentário