Cidade criada por imigrantes

Os ataques em outubro de 1871 começaram após um americano ser morto por dois chineses

Por serem os imigrantes responsáveis pela fundação de Los Angeles, seria difícil acreditar que o preconceito étnico-racial foi responsável por sérios conflitos que ficaram marcados na história da cidade. Infelizmente, essa era uma realidade que se estendeu nas leis californianas até a metade do século XX.

Por décadas, desde a criação da cidade, a população era predominantemente de brancos, mas com seu crescimento econômico e a constante imigração, ela passou a abrigar um número significativo de negros, latinos e asiáticos, especialmente com a chegada dos chineses, que foram vítimas de uma massacre em 1871.

Vindos da China em busca de ouro, muitos acabaram tendo que se contentar com o trabalho na construção da primeira linha de trem da cidade. Com o fim das obras, os chineses passaram a sofrer com a discriminação racial e começaram a se envolver com atividades menores como em lavanderias, restaurantes e vendas de vegetais. O baixo valor dos salários pagos a eles só alimentou a rejeição dos americanos o que resultou na matança.

Nos anos de 1920, já era possível observar a divisão étnica do condado. Os negros e asiáticos se viram cada vez mais excluídos em subúrbios nas partes sul e leste de LA, que os limitavam o acesso a melhores oportunidades de trabalho e educação. Essa batalha por espaço só contribuiu para o crescimento do preconceito.

Panfleto distribuído na época contra a Proposition 14 que foi aprovada com mais de 65% dos votos

Tentando pôr um fim a essa situação, a Assembléia Legislativa da Califórnia, em 1963, proibiu a recusa de aluguel ou venda de imóveis por causa de raça, etnia, sexo, estado civil e deficiência física. Não contentes com a decisão, a ala conservadora sugeriu a realização de um referendo para a Proposição 14, que visava garantir o direito de escolha dos proprietários. O projeto de lei foi aprovado, nas eleições californianas de 1964, por uma grande quantidade de votos. Quatro anos depois, o conflito imobiliário foi resolvido quando a Suprema Côrte dos Estados Unidos constatou que a proposição violava a constituição americana.

De uma cidade predominantemente agrícola para grande sede do entretenimento do mundo, Los Angeles se destaca hoje pelo turismo e a atividade industrial, como a aeroespacial, que atrai matemáticos, físicos e engenheiros para a região. Além disso, ela é considerada o segundo maior centro financeiro do país, com três grandes bancos e várias companhias financeiras, e um dos maiores produtores de petróleo bruto dos Estados Unidos. Apesar de todo esse desenvolvimento, é possível escutar e presenciar, mesmo que raramente, casos de preconceito contra negros e imigrantes. A cidade devido aos resquícios do passado continua dividida por etnias e a maioria da população negra e latina ainda se concentra na parte sul e leste do condado.

Deixe um comentário